Abatimento IR
Qualquer pessoa jurídica ou física pode fazer doações e financiar projetos para OSCIP’s e abater do lucro líquido para efeito do Imposto de Renda conforme:

MEDIDA PROVISORIA Nº 2.158/35 DE 24/08/2001
    Art 59 – Poderão, também, ser beneficiarias de doações, nos termos e condições estabelecidos pelo inciso III do § 2º do art. 13 da Lei nº 9.249*, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP qualificadas segundo as normas estabelecidas na Lei 9.790, de 23 de março de 1999.

*LEI 9249 – ART 13 § 2º INCISO III
(...)
    § 2º - Poderão ser deduzidas as seguintes doações:
    Inciso III – as doações, até o limite de dois por cento do lucro operacional da pessoa jurídica, antes de computada a sua dedução, efetuadas a entidades civis, legalmente constituídas no Brasil, sem fins lucrativos, que prestem serviços gratuitos em beneficio de empregados da pessoa jurídica doadora, e respectivos dependentes, ou em beneficio da comunidade onde atuem, observadas as seguintes regras:
(...)
    letra c -  a entidade civil beneficiária deverá ser reconhecida de utilidade pública por ato formal de órgão competente da União.